20 out 2023
09 mar 2022
01 jun 2021
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O ENSINO DE FIGURAS PLANAS E SÓLIDOS GEOMÉTRICOS MEDIADO POR TECNOLOGIAS DIGITAIS
Descrição: EDITAL Nº01/2020/PROPESQ/UNIR/CNPQ/2020-2021/PIBIC
A pesquisa refere-se a um projeto de ciência básica e fundamental e está relacionada com o ensino de geometria plana e geometria espacial mediado por tecnologias digitais. De modo mais específico, a pesquisa é norteada pela seguinte questão: Como o ensino das figuras planas e dos sólidos geométricos mediados por tecnologias digitais está sendo trabalhado nos primeiros anos da educação básica? O objetivo geral é ampliar metodologias utilizadas como estratégias de ensino de figuras planas e sólidos geométricos mediadas por tecnologias digitais nos primeiros anos da educação básica. Temos como função intermediária e instrumental, os seguintes objetivos específicos, que implicam conhecer: os projetos pedagógicos das escolas pesquisadas; as disciplinas que abordam o conteúdo matemático referente ao ensino de figuras planas e sólidos geométricos; os docentes responsáveis pelas disciplinas de matemática que trabalham geometria plana e geometria espacial; a formação do professor que ensina matemática nos anos iniciais da educação básica, o profissional licenciado em pedagogia; as tecnologias digitais disponíveis e como se integram as disciplinas de matemática que abordam o ensino de figuras planas e sólidos geométricos; os alunos que frequentam as aulas das disciplinas de matemática. O locus da pesquisa é formado por três escolas que trabalham com o 5º ano do ensino fundamental, públicas ou privadas, localizadas no Estado de Rondônia e cujo objeto da pesquisa esteja presente. Quanto aos procedimentos, haverá produção de dados no local de ocorrência dos fatos ou por meio digital não presencial (live, facebook, whatsapp, etc), através da realização de entrevistas semiestruturadas com professores, durante o segundo semestre letivo do ano de 2020 e primeiro semestre letivo do ano de 2021, para posterior interpretação e análise dos dados. A análise dos dados será baseada em alguns conceitos da teoria de Análise de Conteúdo, onde as Unidades de Análise serão construídas a partir das Unidades de Contexto e das Unidades de Registro, resultando no surgimento de Eixos Temáticos que irão convergir para Categorias de Análise. Essas Categorias de Análise, serão discutidas com base na literatura sobre ensino de geometria plana e espacial. De modo geral, esta pesquisa poderá trazer contribuições valiosas ao processo ensino- aprendizagem dos alunos de graduação vinculados a este projeto, bem como, beneficiar professores da Universidade Federal de Rondônia e professores dos sistemas educacionais públicos e privados, que trabalham com o ensino de conteúdos matemáticos mediado por tecnologias digitais, relacionado a figuras planas e sólidos geométricos, no que se refere ao conhecimento teórico e a prática docente. Também poderá trazer inovações, isto é, aplicação no campo prático, com a revelação de novas metodologias de ensino baseadas em simulações apoiadas em tecnologias digitais, em campos da geometria plana e geometria espacial. O projeto é desenvolvido em parceria com o Laboratório Multimídia de Ensino e Educação Matemática (LabMEEM) e o Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias Digitais (GEPEMAT).
Situação: Em andamento.
Natureza: Pesquisa.
Coordenador: Prof. Dr. Julio Robson Azevedo Gambarra.