20 out 2023
09 mar 2022
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PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID
O PIBID tem por finalidade proporcionar aos discentes da primeira metade dos cursos de licenciatura sua inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior.
São objetivos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID):
I - incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
II - contribuir para a valorização do magistério;
III - elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
IV - inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
V - incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério;
VI - contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.
O Projeto Institucional da Fundação Universidade Federal de Rondônia do Edital CAPES nº 02/2020 com duração de 18 meses tem na Coordenação Institucional do PIBID a Professora Dra. Laudileni Olenka (Portaria nº 545/2020/GR/UNIR, de 23 de janeiro de 2020). É composto por 8 subprojetos:
Alfabetização (Ariquemes); Alfabetização (Guajará-Mirim); Alfabetização (Porto Velho); Alfabetização (Rolim de Moura); Alfabetização (Vilhena); Física (Ji-Paraná); Matemática (Ji-Paraná); Ciências Biológicas e Química (Porto Velho).
O Subprojeto Alfabetização, no curso de Pedagogia, Campus de Vilhena, é coordenado pela Profª Dra. Giovana Alexandra Stevanato. O PIBID é realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ensina-me a Viver, supervisionado pela Professora Rosenira Maria Pereira dos Santos Roncatto e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Gorete Domingos, supervisionado pelas Professoras Betiane dos Santos Esser e
Gláucia Sales Marinho.
São vinte e quatro bolsistas e uma voluntária do curso de Pedagogia que tem, entre outras, as ações:
Dedicar 32 horas mensais, às atividades do Subprojeto Alfabetização/Vilhena, definidas pela coordenação de área e pelas professoras supervisoras;
Conhecer as escolas (estrutura e funcionamento da escola);
Conhecer a organização da sala de aula e o trabalho do professor;
Desenvolver em sala de aula e outros espaços da escola metodologias de ensino diversificadas na alfabetização, orientadas pelas professoras supervisoras;
Acompanhar, avaliar as dificuldades de aprendizagem de leitura, escrita e matemática para poder intervir, orientadas pelas professoras supervisoras;
Elaborar material didático e audiovisual, para ser utilizado nas turmas de alfabetização;
Registrar todas as atividades desenvolvidas em um “diário de campo”;
Compilar dados do “diário de campo” para elaborar o portfólio semestral;
Participar das reuniões orientações e discussão teórico-metodológicas da escola e com a professora supervisora;
Participar das reuniões orientações e discussão teórico-metodológicas com a professora coordenadora;
Elaborar em grupo artigos científicos para apresentar, publicar nos encontros científicos (interno e externos a IES);
Socializar as atividades realizadas no Seminário Interno do Pibid;
outras...