20 out 2023
09 mar 2022
01 jun 2021
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O ENSINO DE FRAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS DE APRENDIZAGEM.
Descrição: EDITAL 2021/PIBIC/DPESQ/PROPESQ. PIBIC-CNPQ 2021/2022.
A pesquisa diz respeito a um projeto de ciência básica e fundamental e está relacionada ao ensino de fração em ambientes digitais de aprendizagem. De forma mais específica ela será norteada pela seguinte questão: Como o ensino de fração está sendo trabalhado nos primeiros anos da educação básica nas escolas que utilizam ambientes digitais de aprendizagem? O objetivo geral é ampliar metodologias utilizadas como estratégias de ensino de fração mediadas por tecnologias digitais nos primeiros anos da educação básica. Temos como função intermediária e instrumental, os seguintes objetivos específicos, que implicam: 1.Identificar as disciplinas que abordam o conteúdo matemático referente ao ensino de frações; 2.Analisar a articulação entre o projeto pedagógico, o plano de ensino e o plano de aula dos professores; 3.Pesquisar a respeito da formação do professor que ensina matemática nos anos iniciais da educação básica, o profissional licenciado em pedagogia; 4.(Re)conhecer os saberes dos professores quanto a área de frações em termos de metodologias e recursos utilizados para o ensino de frações; 5.(Re)conhecer os saberes sobre tecnologia digital pelos professores, seja na formação inicial e continuada seja na atuação profissional; 6.Investigar as dificuldades e potencialidades da articulação da tecnologia digital ao ensino de frações nas escolas investigadas a partir da reflexão de professores dos primeiros anos da educação básica. O locus da pesquisa será formado por (3) três escolas que trabalham com o 5º ano do ensino fundamental, públicas ou privadas, localizadas no Estado de Rondônia e cujo objeto da pesquisa esteja presente. Quanto aos procedimentos, haverá produção de dados no local de ocorrência dos fatos ou por meio digital não presencial (live, facebook, whatsapp, etc), através da realização de entrevistas semiestruturadas com professores, durante o segundo semestre letivo do ano de 2021 e primeiro semestre letivo do ano de 2022, para posterior interpretação e análise dos dados. A análise dos dados será baseada em alguns conceitos da teoria de Análise de Conteúdo, onde as Unidades de Análise serão construídas a partir das Unidades de Contexto e das Unidades de Registro, resultando no surgimento de Eixos Temáticos que irão convergir para Categorias de Análise. Essas Categorias de Análise, serão discutidas com base na literatura sobre o ensino de frações. De modo geral, esta pesquisa poderá trazer contribuições valiosas ao processo ensino- aprendizagem dos alunos de graduação vinculados a este projeto, bem como, beneficiar professores da Universidade Federal de Rondônia e professores dos sistemas educacionais públicos e privados, que trabalham com o ensino de conteúdos matemáticos mediado por tecnologias digitais, relacionado a frações, no que se refere ao conhecimento teórico e a prática docente. Também poderá trazer inovações, isto é, aplicação no campo prático, com a revelação de novas metodologias de ensino baseadas em simulações apoiadas em tecnologias digitais, em campos da matemática que trabalham como o ensino de frações.
Situação: Em andamento.
Natureza: Pesquisa.
Coordenador: Prof. Dr. Julio Robson Azevedo Gambarra.